Decoração e Degustação

Aconchego, beleza, conforto, criatividade, funcionalidade.



Concepção eclética e contemporânea do espaço.



Cores e sabores, suaves e fortes, ousadia, leveza, equilíbrio.

domingo, 18 de setembro de 2011

Carbonade flambade: chips de batata doce com carne

Hoje eu curti a cozinha de maneira diferente,  degustei na casa da Suzana um prato adaptado do Claude Troisgros, essa receita é divina eu tinha que colocar no blog para que todos possam aproveitar pois vale a pena;

Tia Suzana, nota dez!!!! adorei...

Ingredientes:

1,3kg de alcatra cortada em cubos
1 colher grande de manteiga
2 a 3 cebolas fatiadas
4 dentes de alho fatiados
100g de toucinho defumado em cubos
Pimenta dedo-de-moça picada
2 colheres de açúcar mascavo
1 colher de farinha de trigo
4 cravos
2 paus de canela
1 bouquet garni

300ml de cerveja preta
300ml de cerveja
Sal
Pimenta
2 batatas doces grandes
Páprica
Salsa
1 colher de mostarda de dijon
Modo de preparo:

Em uma panela quente, frite um pouco o toucinho e depois coloque a carne cortada em cubos temperada com sal e pimenta. Mexa e deixe na panela. Corte a cebola em fatias. Tire a carne da panela e coloque a cebola e uma colher de manteiga. Acrescente um pouco de alho e uma pimenta dedo-de-moça picada. Junte a canela, o cravo e o açúcar. Por último, coloque a farinha de trigo e devolva a carne à panela. Mexa e adicione a cerveja até cobrir a carne. Ponha um bouquet garni na panela, tampe e deixe fervendo por 2h30 / 3 horas.

Corte uma batata doce ao meio e fatia o mais fino que puder no cortador. Coloque as fatias em um recipiente com água e gelo por 40 minutos / 1hora. Seque as batatas no pano, enrole as fatias e prenda cada uma com um palito. Frite-as e tempere com sal e páprica.

Para finalizar, quando a carne estiver pronta, ponha um pouco de mostarda, mexa e sirva com as batatas.

Bouquet garni:

é uma forma francesa de aromatizar a água do cozimento dos alimentos. Tradicionalmente, o bouquet garni é uma combinação de tomilho, louro, salsinha e aipo, embrulhados em uma lâmina de alho-poró.

Amarra -se tudo com um barbante e mergulha na água fervente - fique em paz. O barbante, assim como o buquê, será retirado na hora certa. No final do cozimento, é só pescar o buquê e jogar fora com barbante e tudo. Até porque, a essa altura, ele já cumpriu sua função culinária.


Nenhum comentário:

Postar um comentário